40. Jejuns - A última leitura do livro de hakham Yaacov Duvan

 

40. Jejuns Tsomot

 

Em acréscimo ao Dia da Expiação nós temos outros cinco jejuns tsomot, os quais foram estabelecidos como uma comemoração do desastre que sobreveio ao Povo de Israel.

 

Em matéria de jejuns nos informa o livro do profeta Zacarias, mas este livro se refere somente sobre os meses de jejum:

 

Veja (Zc 8:19)

 

Os dias do mês e os eventos associados com o jejum nós podemos encontrar no livro do profeta Isaías, no segundo livro de Reis e no livro do profeta Neemias.

 

  1. O jejum do nono dia do quarto mês tsom harevii fora estabelecido como um memorial da queda dos muros de Jerusalém, sitiada a cidade durante o reino babilônico de Nabucodonosor, como está escrito:

 

Veja (Jr 52:6-9)

 

  1. Jejum do sétimo e décimo dia do quinto mês Tsom hakhamishi, recorda a destruição de Jerusalém e o incêndio do Templo em 586 AEC.

 

De acordo com nossos professores de religião, Jerusalém foi destruída entre o sétimo dia do quinto mês e o nono dia do quinto mês, como está escrito:

 

Veja (2 Reis 25:8-9)

 

Veja (Jr 52:12-13)

 

  1. Jejum do 24º dia do sétimo mês Tsom hashevii recorda o assassinato de Godolias filho de Ahicam, que foi nomeado governador da Judéia pelo Rei babilônico. Godolias foi assassinado por Ismael filho de Netaniá, como está escrito:

 

Veja (2 Reis 25:25)

 

Veja (Ne 9:1)

 

  1. Jejum do décimo dia do décimo mês Tsom haasiri recorda o início do cerco de Jerusalém pelo Rei Babilônico Nabucodonosor, como está escrito:

 

Veja (2 Reis 25:1-2)

 

No tempo dos jejuns nós não comemos e não bebemos por 24 horas, exceto o jejum do décimo dia do décimo mês, quando o jejum termina após a oração na Kenasa (sinagoga), por volta da hora do almoço.

 

Neste tempo de jejum nós costumamos acrescentar às preces comuns uma oração especial composta para o jejum, e nós costumamos ler as passagens as quais referem a eventos históricos com o jejum.

 

Durante o período do jejum do nono dia do quarto mês até o jejum do décimo dia do quinto mês, nós costumamos ler a cada Sábado depois do almoço, o livro das Lamentações Eykha.

 

Este período é de tempo de luto, e todo tipo de alegria é proibido.

 

No décimo dia do quinto mês nós costumamos ler o livro de Jó Ióv.