2. Origem da religião

 

Já em tempos antigos, os humanos desejaram encontrar as razões de todos os eventos naturais, eles quiseram ver como são regidas as leis do mundo e da natureza. Os humanos temiam estas (para eles) forças e acontecimentos incompreensíveis, eles iniciaram a idolatrá-las e adorar a estes eventos naturais, por exemplo, as pessoas em tempos antigos adoravam o sol, as estrelas e, vários ídolos. Foi a origem das religiões pagãs, idolatria e politeísmo 1). Muitos anos passaram até o tempo de Avram, nosso antepassado, que é identificado pelas Escrituras como Avraham ha-IVRI, que é assim Avram do lado do rio (Eufrates), o qual deixou após o comando de Deus seu país e a casa paterna, e foi para Canaã. Avram foi o primeiro a reconhecer Um Deus 2) Criador do Céu e da Terra, e começou a espalhar o monoteísmo como a Santa Escritura nos diz:

e invocou o nome de YHWH(Gen 12:8)

Vayikra beshem YHWH.

 

1) Varias formas de idolatria e politeísmo são praticadas até este tempo, existem nações e tribos que não têm ideia de que exista um monoteísmo.

2) Nós falamos sobre o tempo após a confusão das línguas no tempo da construção das torres de Babel, antes deste tempo Adam e Noah conheciam o monoteísmo. Depois da construção da torre de Babel os humanos caíram em heresia e seguiram a idolatria.

 

Abrão foi homem fiel, que seguiu o Criador, e foi concedida por sua lealdade a Deus a revelação de profecia. Deus entrou em pacto eterno brit olam com Abrão e seus descendentes, e ordenou-lhe realizar na idade de 8 dias a milah circuncisão em todo aquele que for do sexo masculino. A circuncisão é uma característica física deste ajuste. Após a conclusão do ajuste, Abrão (agora como Abraão) recebeu a promessa de Deus que ele e seus descendentes herdariam a terra de Canaã.

 

O filho de Abraham, Isaac, e o seu neto, Yaakov (mais tarde Yisrael) seguiram os ensinamentos de seu pai e avô, e eles foram verdadeiros crentes e homens tementes a Deus como Abraham. Também eles foram recompensados com a revelação de profecia e com a proteção de Deus.  Os doze filhos de Jacó se tornaram os antepassados das doze tribos de Israel. 1

 

Jacó durante a fome no país de Canaã foi forçado a ir ao Egito, onde seu filho José servia como auto-funcionário real.

 

220 anos passaram e a família de Yaakov cresceu de 70 pessoas á 600.000 homens adultos.

 

Os egípcios começaram a recear por seu futuro, viram como os descendentes de Yaakov cresciam rapidamente.

 

Por este motivo eles começaram a reduzir e oprimir os filhos de Yaakov, eles os forçaram a realizar trabalho escravo, e até mesmo ordenaram matar todos os meninos que nasciam.

 

Desta forma nossos antepassados gradualmente caíram em profunda servidão. Os israelitas escravizados oraram ao Deus de seus antepassados, ao Deus de Abraham, Isaac e Yaacov, pela sua soltura do cativeiro opressivo:

Veja (Ex 2:23-24)

 

Deus ouviu as preces e as queixas de Israel e, enviou o profeta - Moshe nosso professor, aos descendentes de Yaakov:

Veja (Ex 3:9-10)

 

Então, Moisés apareceu em nome do Eterno diante do Faraó, e libertou Israel do cativeiro egípcio com ajuda das dez pragas e guiou os descendentes de nosso antepassado Yaakov ao Monte Sinai.

 

No Monte Sinai Deus concedeu a Moisés os dez mandamentos aseret hadevarim.

 

Dali eles foram ao país de Canaã, o qual Deus prometera ao patriarca Abraham.

 

Antes da entrada no país de Canaã durante os 40 anos de peregrinação no deserto, Deus deu a Moshe outras leis contidas no livro da lei de Moisés - Moshe Torat, o qual consiste de cinco livros escritos por Moisés.

 

 

Nós Karaim - descendentes de nosso pai Avraham e do povo de Israel, seguimos a lei de Moshe.

 

Nosso nome Karaim é derivado da raiz Karo, ler, a palavra karai significa leitor, ou aquele que guarda as Santas Escrituras, a palavra Karaim significa leitores ou aqueles que cumprem as Escrituras.

 

Nós também somos conhecidos como Bnei Mikra, os filhos das Escrituras.

 

Nós Karaim reconhecemos somente as Escrituras sem comentários, adições ou correções, e nós protegemos a lei de Moshe na forma na qual ela foi conhecida pelo Povo de Israel antes da escrita do Talmude.

 

Nós começamos a usar o atributo Karaim no tempo do Talmude, para ser diferente dos talmudistas.

 

Os talmudistas acreditam que no Monte Sinai, Deus deu a Moshe  com a lei escrita outra lei, a tão chamada lei oral - tora shebeal pe.

 

Os talmudistas afirmam que estas leis orais foram transferidas oralmente de geração a geração.

 

Passo a passo, os talmudistas temeram que a lei oral pudesse ser esquecida, e por este motivo eles a inscreveram e a codificaram como Mishnah.

 

Depois eles juntaram à Mishnah suas interpretações - Talmude.

 

Nós chamamos os seguidores desta ideologia de talmudistas.

 

Nós Karaim não acreditamos nesta tão chamada lei oral, porque sua existência não é baseada nas Escrituras, pelo mesmo motivo nós não reconhecemos o trabalho dos rabinos - o Talmude.

 

O saber dos Karaims e dos talmudistas é fundamentalmente diferente, realmente duas religiões diferentes.

 

Enormes diferenças religiosas são a razão pela qual (por exemplo) os casamentos entre Karaims e talmudistas foram e são muito raros.