4. Os profetas

 

Para vários Profetas foi dada a Revelação de Deus, a qual era diferente e tinha diferentes intensidades. Alguns profetas foram honrados com a Revelação de Deus apenas uma vez durante suas vidas, para outros profetas as Revelações de Deus foram reveladas mais do que uma vez. Moshe é o maior de todos os profetas, ele é nosso legislador, pai e cabeça de todos os profetas. Moshe teve ilimitado acesso a revelação de Deus. 

Como as Escrituras nos informam:

 

VEJA (Nu 12:6-8)

 

VEJA (Nu 12:3)

 

VEJA (Deut 34:10)

 

Moshe foi o mais perfeito, o mais inspirado por Deus, o mais competente, o mais sábio e o mais modesto de todo o povo, por este motivo ele foi honrado com a missão mais importante, que foi a libertação do povo de Israel do Egito e o recebimento da lei de Deus no Monte Sinai. Todas as leis, Moisés escreveu após a ordem de Deus, e compilou-as em cinco livros das Escrituras. Moshe foi o filho de Amrã da tribo de Levi, seu irmão Aarão e irmã Miriam, foram também honrados com a Revelação, mas em menor nível. Quando Moshe tinha 80 anos e Aarão 83, eles ficaram diante do Faraó; Miriam era a mais velha deles. A Revelação de Deus mais importante foi no Monte Sinai, na nuvem, entre os trovões e relâmpagos e com sons de cornetas. Ali, Deus deu para Moshe Dez Mandamentos, os quais são a base de todas as leis que estão incluídas nos cinco livros de Moisés.

A Sagrada Escritura diz:

 

VEJA (Ex 19:20)

 

VEJA (20:1)

 

 

Os Profetas

 

Parte dos Profetas Neviim contém oito livros, os quais estão divididos em quatro livros dos primeiros profetas Neviim Rishonim e quatro livros dos Profetas Posteriores Neviim Acharonim.

 

Os livros dos Primeiros Profetas Neviim Rishonim:

 

Josué Iehoshúa

Juízes Shofetim 

I e II Samuel Shemuel Alef veBet

Reis I e II Melachim Alef veBet

 

Estes livros descrevem o período de 850 anos, i.e., a conquista da terra de Canaã, sua divisão entre as tribos de Israel, a história do Povo de Israel na época dos juízes, a história do último juiz Samuel e os Reis Saul, Davi e Salomão, a construção do templo, sobre o Reino Unido de Israel, e a divisão do Reino Unido em Reino da Judéia e Reino de Israel, a história dos dois reinos até a conquista do Reino de Israel, a deportação da população do Reino de Israel pelo Rei Assírio Shalmaneser, a história dos Reinos de Judá até a conquista do Reino da Judéia e a destruição do Templo de Israel pelo Rei Babilônico Nabucodonosor.

 

Livros Posteriores Neviim Acharonim

 

Profetas

 

Isaías Ieshaiáhu

Jeremias Irmiáhu

Ezequiel Iekhezkel

 

Os Doze Profetas Shenem Assar

 

Oséias Hoshêa

Joel Ioêl

Amós Amós

Obadias Ovadiá

Jonas Ioná

Miquéias Mikhá

Nahum Nakhum

Habacuc Khabacuc

Sofonias Tsefaniá

Ageu Khagai

Zacarias Zekhariá

Malaquias Malakhi

 

Estes quatro livros contêm profecias dos profetas acima mencionados, profecias que admoestam e castigam os reis e o Povo de Israel de sua arbitrariedade e injustiça, adverte do perigo, e avisa contra a punição de Deus. As profecias freqüentemente advertem o Povo de Israel, mas algumas vezes outras nações. Estes quatro livros explicam a lei de Deus, predizendo o futuro de Israel e de todos os homens, e a vinda do Messias.