15. Sobre os Dez Mandamentos

 

Os Dez Mandamentos estão divididos em duas partes:

 

A primeira parte inclui os primeiros quatro mandamentos, os quais definem as obrigações do homem para com Deus.

 

A segunda parte inclui os seis mandamentos restantes, os quais definem as obrigações do homem para com a humanidade e si mesmo.

 

Os Dez Mandamentos são o fundamento da lei de Deus, a qual foi dada a Moisés. Nos Dez Mandamentos estão baseadas as obrigações e prescrições contidas na lei de Moisés.

 

Na época da entrega dos Dez Mandamentos para Moisés no Monte Sinai, Deus concluiu um pacto com o Povo de Israel. Este pacto é baseado no compromisso que todas as gerações do Povo de Israel guardarão os Dez Mandamentos, e todas as obrigações originadas dos Dez Mandamentos. Por este motivo o Decálogo é chamado de palavras do pacto divrey habrit nos livros de Moshe, e a Torah (Cinco Livros de Moisés) de Livro do Pacto sefer habrit. Os Dez Mandamentos foram dados a Moshe por Deus em duas tábuas de pedra, em cada tábua estavam cinco mandamentos, os mandamentos foram gravados nos dois lados das tábuas.

 

As tábuas são conhecidas como Tábuas do Testemunho bukhol haedut, de acordo com o testemunho no pacto entre Deus e o Povo de Israel. A partir do texto acima é claro que a religião é um pacto entre Deus e o homem.

 

Os argumentos feitos acima são apoiados pelas seguintes passagens da Escritura:

 

Veja (Ex 34:28)

 

Veja (Ex 32:15)

 

Veja (Ex 24:7-8)

 

Veja (Deut. 29:13-14)