38. Dia de Expiação - Yom Kipurim

 

No décimo dia do sétimo mês é o Dia da Expiação - Yom Kipurim. O Dia da Expiação é a culminação dos dez dias de penitência - Atzeret yemey rakhamim.

 

Neste dia nó costumamos orar a Deus pelo perdão de todos nossos pecados. O início do Dia de Expiação é o pôr-do-sol no nono dia do sétimo mês, o Dia de Expiação termina com o anoitecer no décimo dia do sétimo mês.

 

No tempo do Dia da Expiação é nosso dever guardar estrito jejum Tsom, abster-se de toda comida, bebida e todos outros prazeres.

 

Nós costumamos consagrar este dia para penitência e orar pelo perdão de todos nossos pecados.

 

A Oração da Tarde Tefilat Erev Yom Kipurim começa na tarde após o pôr-do-sol, a Oração da Manhã Tefilat Boker Yom Kipurim começa na manhã e dura até o pôr-do-sol.

 

Nós costumamos rezar as preces da manhã e do entardecer na Kenasa.

 

O Dia de Expiação é o maior de todos os dias santos, é Shabbat dos Shabbats - Shabat Shabaton, todos os trabalhos são proibidos.

 

Veja (Lv 23:27-32)

 

Nós não descreveremos em detalhe como as preces para este dia devem ser feitas, ou quando a nossa oração é digna de Deus, nem quando nossa oração seria aceita por Deus. Mas para expiação dos pecados contra nossos semelhantes, é necessário reconciliar-se com eles antes do início do dia de expiação, compensá-los por cada dano, e pedir-lhes perdão Mekhila.

 

Neste dia, nos é requerido perdoar a todos nossos semelhantes que pecaram contra nós, assim como eles nos perdoam os nossos delitos contra eles.

 

Aqui o profeta Isaías fala daqueles que pensam que eles estão limpos de seus pecados somente pelo jejum, sem reconciliação com outros:

 

Veja (Is 58:5-9)