34. Pácoa Khag ha-Matzot Pesakh

 

A primeira festa do ano é a Páscoa, festa da Misericórdia, Khag ha-Pesach, a qual é também conhecida como Festa dos Pães sem Fermento Khag ha-Matzot.

 

Nós costumamos celebrar esta festa a partir do dia 14 do primeiro mês, que é conhecido como Aviv (no calendário babilônico este mês é chamado de Nissan), esta festa sempre cai no início da primavera.

 

A festa começa no dia 14 do primeiro mês após o pôr-do-sol, e dura por sete dias, até à tarde do dia 21 do primeiro mês, como está escrito:

 

Veja (Lv 23:5-6)

 

 

A páscoa é um sinal da libertação de nossos pais do cativeiro no Egito. A festa deve ser celebrada da seguinte forma: antes da festa todo fermentado deve ser removido da casa inteira hametz.

 

Antes do início da festa devem ser preparados e assados pães sem fermento matzot. Nós não acrescentamos sal no pão sem fermento, nós costumamos comer pão sem fermento no lugar do pão comum por todo o tempo da festa.

 

O pão sem fermento é uma recordação da expulsão do Povo de Israel do Egito. Os Israelitas saíram do Egito às pressas, e por este motivo eles não puderam preparar pães fermentados, eles foram forçados a assar pães sem fermento, como está escrito:

 

Veja (Ex 12:39)

 

Veja (Ex 13:3)

 

Veja (Dt 16:4)

 

No primeiro dia da Páscoa é obrigação para cada karaim ler para a família inteira a história da milagrosa libertação de nossos antepassados do Egito, e conversar sobre a importância da Páscoa - hagadah para seus filhos, e começar a comer pães sem fermento.

 

É habitual no entardecer comer junto com os pães sem fermento as ervas amarga - Merorim, em memória da vida amarga de nossos antepassados no Egito, como está escrito:

 

Veja (Ex 13:8)

 

Veja (Ex 12:8)

 

O primeiro e o último dia da Páscoa é Assembléia Santa - Miqra Kodesh.

Nestes dias nós temos cultos públicos especiais, todo trabalho é proibido, exceto preparação da refeição para a festa.

 

Os dias entre o primeiro e o último dia da Páscoa têm o status de semi-festas Khol hamoed, estes dias são diferentes dos dias comuns, nós costumamos rezar preces especiais, e também neste tempo é possível realizar somente os trabalhos mais importantes, como está escrito:

 

Veja (Ex 12:16)

 

O último dia - o sétimo dia da Páscoa é um dia festivo de Assembléia Shevii Atzeret.

 

Veja (Dt 16:8)