36. Sukot Khag haSukot

 

A Festa dos Tabernáculos - Sukot é a terceira festa de peregrinação, a qual nós celebramos no décimo - quinto dia do sétimo mês, como está escrito:

 

Veja (Lv 23:34)

 

A Festa de Sukot dura oito dias, o primeiro e o oitavo dia é Assembléia Santa, o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto, o sexto e o sétimo dia tem status de semi-festas Khol hamoed. No primeiro e no oitavo dia todo trabalho é proibido, salvo a preparação de alimentos para este dia. Durante as semi-festas somente são permitido os trabalhos mais importantes.

 

Veja (Lv 23:39)

 

A festa é também conhecida como festa da coleta Khag haasif.

No final da estação da agricultura, após a colheita e depois da colheita dos frutos, o povo de Israel trazia seus presentes para Jerusalém, e celebravam juntos: bebendo, comendo e se alegrando. Sukkot era um dos festivais mais alegres.

 

Os antigos Israelitas durante este período construíam cabanas, e viviam nelas pela semana. As cabanas eram decoradas por várias plantas e frutos. A lei nos instrui a habitar nas cabanas sete dias em comemoração do fato de que nossos antepassados viveram em cabanas após eles deixarem o Egito, como está escrito:

 

Veja (Lv 23:40)

 

Veja (Lv 23:42-43)

 

O primeiro dos sete dias da festa é chamado Festa dos Tabernáculos Khag haSukot, o oitavo dia deverá ser designado como um dia de Assembléia Shemini Atzeret, porque neste dia o Povo de Israel ia para Jerusalém para escutar a leitura da Torah, a qual os sacerdotes Kohanim costumavam ler e interpretar para o povo.

 

Os descendentes de Aarão foram sacerdotes no Mishkan e mais tarde no Templo, eles ensinaram Torah, ensinaram ao Povo de Israel a lei, outros membros da tribo de Levi serviram no Mishkan e posteriormente no Templo; a tribo de Levi inteira se tornou uma "casta" servindo a Deus e vivendo de doações e de dízimos, os quais traziam outros

Israelitas.

 

Os membros da tribo de Levi não receberam uma terra. Os Descendentes de Aarão Kohanim ainda vivem entre nós, é habitual que os sacerdotes pronunciem a benção Brakha Kohanim, e eles costumam ler a Torah primeiro que os demais Israelitas.

 

A Festa dos Tabernáculos é diferente dos dias comuns, preces especiais escritas para este dia são usadas Tefilat Khag haSukot.

 

Neste tempo somente uma Suka, decorada com plantas e frutos, fica na área da Kenasa (sinagoga), onde nós costumamos ler orações curtas no tempo de Sukot por sete dias, após o culto da manhã e da tarde, um sinal do mandamento de viver por sete dias na Suka.

 

A assembléia Atzeret se difere em adição de preces longas Tefilat shemini atzeret que nesta festa finaliza o ciclo de leitura da Torah de um ano, e começa um novo ciclo de leitura, nós iniciamos a primeira passagem Parasha do Primeiro Livro de Moshe, Gênesis Parashat Bereshit.

 

Veja (Nu 29:35)