29. Como a oração deve ser feita (Tenaey hatefila)

 

De acordo com os profetas e mestres de nossa fé, a oração não poderia ser praticada como um mero ritual. Tem importância somente às orações as quais são feitas sinceramente.

 

Deus que criou nossos corações e que conhece nossos pensamentos não precisa de nossas preces, Deus não nos julga de acordo com nossos modos e atos externos, mas nos julga de acordo com nossos modos e atos internos, i.e., de acordo com nossas idéias, como está escrito: Veja (1 Sam 16:7)

 

Nossos mestres expressaram este fato através do seguinte provérbio:

 

“A oração sem lição/moral é como um corpo sem alma. Não rezar é melhor do que rezar somente formalmente e sem sinceridade.”

 

Alguém não deveria visitar a Kenasa quando não é capaz de concentrar-se completamente nas orações e falar sinceramente dos seus sentimentos diante de Deus.

 

A pessoa que reza sem concentração, sem um coração sincero, comete pecado, porque engana os outros orantes e, portanto, a pessoa que não ora, no mínimo não peca e não engana.

 

Durante a oração deve ser piedoso, estar completamente concentrado, e deve curvar-se diante de Deus com profundo respeito. A pessoa não deve esquecer que está diante do Rei dos Céus, que conhece todos nossos pensamentos.

 

Nós não oramos por Deus, nós rezamos por nós mesmos. A oração nos traz grandes benefícios quando ela vem do coração.

 

Na oração nós recordamos a grandeza do Criador, e a oração nos ajuda até mesmo em contemplação espiritual. A meditação espiritual nos concede a oportunidade de identificar nossa insignificância e mortalidade. Desta forma, nossa oração nos guia a identificar nossas imperfeições e amansar nossa arrogância, e amolecer nosso coração, a oração nos ajuda a melhorar de nossos maus hábitos e fortifica em nossos corações – a fé, a esperança e o amor a Deus.

 

E há menção da oração no profeta Isaías:

 

Veja (Is 1:12)

 

Veja (Is 1:15-17)

 

Aqui nós podemos ver que a oração sem uma boa intenção não é aceita por Deus, a oração deve ser acompanhada por boa intenção.

 

Nesta passagem do profeta Isaías que fala no nome de Deus para seus contemporâneos:

 

Veja (Is 29:13-14)

 

Sobre o benefício da oração que é arraigado na alma, o Rei Davi nos informa:

 

Veja (Sl 145:18-19)

 

Destas passagens das Sagradas Escrituras, nós podemos identificar que o mais importante para oração é: atenção, devoção e concentração da mente.

 

Importante é a qualidade da oração, não a quantidade. E, portanto, a oração curta, mas sincera, proferida com foco completo, é mais importante, e traz maior alegria para Deus do que a oração longa, mas sem sinceridade, mecânica, pronunciada sem concentração.

 

Portanto, é melhor orar brevemente, mas sinceramente e intencionalmente.

 

Assim nos diz o provérbio:

 

Melhor é a oração curta, mas concentrada do que uma oração longa sem concentração”.

 

A atenção e concentração da mente somente são possíveis se a pessoa entende o significado do que diz. É, portanto, necessário compreender o significado das preces 1).

 

Para nós, infelizmente, temos somente pouco tempo para ensinar o hebraico bíblico, assim aqui existem somente poucas pessoas que são peritas em hebraico bíblico, e somente um número pequeno de pessoas que entendem completamente ao significado de nossas preces, as quais estão atualmente em hebraico bíblico. (meu comentário - foi escrito no ano 1890)