35. Shavuot

 

A festa de Shavuot é celebrada 50 dias após o primeiro Domingo da Semana de Páscoa. Shavuot sempre deve cair no Domingo.

 

O dia após o Shabbath Mimakharat hashabat, o qual cai na semana da Páscoa, i.e., no Domingo que foi trazido o feixe de cevada colhido recentemente, este sacrifício é chamado de feixe de oferta Omer hatenufa. Isto era um sacrifício de ação de graças ao Criador pelas colheitas, depois deste sacrifício era permitido comer pão feito da nova colheita.

 

A partir da data quando foi trazido o feixe do sacrifício, os antigos Israelitas contavam 7 semanas ou 49 dias, e no 50º dia era Shavuot Khag ha-Shavuot.

 

Neste dia, os Israelitas traziam para Deus como um sacrifício do pão feito da farinha trigo nova Lekhem bikurim. Esta festa era uma celebração da colheita e nós costumamos chamá-la de Kha hakacir.

 

Neste tempo é costume contar a cada dia a partir Domingo da Semana de Páscoa, e na hora da prece da manhã nós costumamos recordar qual dos 49 dias da contagem é. Este cálculo é chamado Sefira.

 

No 50º dia da contagem nós celebramos Shavuot Khag hashavuot, como está escrito:

 

Veja (Lv 23:15-17)

 

A festa de Shavuot é um dia de Assembléia Santa, assim como o primeiro e último dia de Páscoa.

 

Durante a festa de Shavuot todo trabalho é proibido, salvo preparação de refeições para o dia santo.

 

Nestes dias nós costumamos ter um serviço público especial, e orar preces específicas Tefilat Khag hashavuot.

 

Veja (Lv 23:21)