16 - Santas Escrituras

 

Como anteriormente mencionado, as Santas Escrituras são compostas de três partes: Lei Torah, Profetas Neviim e Escritos Ketuvim. Agora nós descreveremos o que cada seção contém.

 

A Torah (Lei) contém os cinco livros de Moshe. O primeiro livro de Moshe, Gênesis Sefer Bereshiit, nos informa sobre a criação do mundo, sobre a vida das primeiras pessoas, o Dilúvio, a divisão das nações, a eleição de Abraham, suas viagens e vida, a mudança para o Egito.

 

O segundo livro de Moshe, Êxodo Shemot, conta a história do cativeiro do Povo de Israel no Egito, sobre sua libertação, a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés no Monte Sinai. O segundo livro de Moshe também inclui leis civis e criminais, mandamento de estabelecer o Tabernáculo, descrição e plano do Tabernáculo, e outras regras.

 

O terceiro livro de Moshe, Levítico Vayikra/Torat Kohanim, contém regras em matéria de sacrifícios, festas e algumas outras leis. Isto nos informa sobre a recompensa por cumprimento da Lei, e sobre penalidade pela violação da Lei de Deus.

 

O quarto livro de Moshe, Números Bamidbar, contém uma lista de Israelitas, conta-nos a história dos quarenta anos de peregrinação no deserto, nos informa sobre punições por várias ofensas, conta-nos de batalhas, as quais conduziram os Israelitas durante sua viagem com algumas nações pagãs.

 

O quinto livro de Moshe, Deuteronômio Mishneh Torah/Devarim, contém uma recapitulação dos ensinamentos de Moshe. O quinto livro de Moshe nos conta sobre a conquista da Transjordânia, e sua divisão pelas tribos Ruben, Gad e meia tribo de Manasses, contém a canção de Moshe, e finalmente a benção ao Povo de Israel por Moshe, a qual Moshe disse antes de sua morte.