12. O Oitávo Mandamento -hadavar hashemini

 

Veja (Ex 20:15)

 

Pergunta:

 

O que nos ordena o oitavo mandamento?

 

Resposta:

 

O oitavo mandamento proíbe o roubo em geral, mas o furto nós entendemos em um sentido mais amplo. De acordo com este mandamento é proibido:

 

Roubogezila retirada de um item alheio provavelmente de forma violenta.

 

Furto - geneva retirada secreta de um item alheio.

 

Fraude - avel qualquer coisa que você obtenha com trapaça, semelhante ao uso de dinheiro falsificado, o uso de pesos e medidas injustas na venda, a venda de produtos ilegais, o uso de falsa identidade, o não-cumprimento das promessas e  compromissos (ex., testamentos), abrigar criminais e saqueadores.

 

Sacrilégio - chilul kodesh, a apropriação de itens sagrados ou itens do Templo.

 

Subornoshokhad aceitar subornos do dependente, subordinado, réus, quando isso por necessidade egoísta, se alguém defende, protege e liberta pessoas culpadas, e declara culpado ou prende pessoas inocentes por um suborno.

 

Parasitismo - melekhet remiya aclut, quando alguém recebe dinheiro pelo serviço ou pelo trabalho que não fez, isto significa que o salário ou ordenado é roubado. Quando alguém que é capaz de trabalhar, vive do prejuízo de algum outro, abusando da caridade ou dinheiro público quando é desnecessário.

 

Extorsão - neshekh, quando alguém suprime os próprios direitos de maneira ilegal ou violenta, abusa do trabalho ou propriedade de outras pessoas, por exemplo, quando um credor cobra juros excessivos, quando alguém cobra taxas de trabalho, rendas ou gastos ilógicos de pessoas dependentes.